terça-feira, 12 de novembro de 2013

Missa recordou os três anos da Beatificação de Bárbara Maix



Os três anos da beatificação de Bárbara Maix foram celebrados durante Celebração Eucarística na tarde do dia 06 de novembro, no Santuário São Rafael, na capital gaúcha. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, presidiu a Missa que foi concelebrada pelo arcebispo emérito, Dom Altamiro Rossato.

Nesta mesma ocasião, Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, realizou a abertura oficial do Ano Capitular, espaço de tempo de um ano que antecede a realização XIX Capítulo Geral Ordinário, que será realizado entre os dias 03 e13 de novembro de 2014.

As bandeiras dos sete países onde a Congregação marca presença foram conduzidas até o altar no início da celebração. Também foram depositados no altar flores, uma vela e os três volumes do livro “Pediram e Alcançaram”, produção que reúne inúmeros relatos de graças alcançadas pela intercessão de Bárbara Maix.

Em sua homilia, Dom Jaime Spengler, destacou que ao reconhecer Bárbara Maix como Bem-Aventurada, a Igreja a coloca como modelo para os cristãos: “Todo legado, vida, trabalho, sofrimentos, alegrias e realizações. Tudo isso a Igreja reconheceu como algo extraordinário nesta mulher e nos propõe a figura de Bárbara como modelo de seguimento a Jesus Cristo” disse.

Ao lembrar a abertura do Ano Capitular e do processo de reconfiguração pelo qual a Congregação passa, o arcebispo destacou que Jesus Cristo deve ser o centro de toda a ação missionária das Irmãs, e enfatizou que no seguimento de Jesus, Bárbara construiu um legado que hoje é assumido por cada integrante da Congregação:

“Quando pensamos na reconfiguração: é preciso analisar este termo. Quem a figura que está na base da configuração e da reconfiguração? Quem é a nossa referencia? A resposta é óbvia! Sem duvidas é o crucificado e acrescido a esta família religiosa é Bárbara Maix, que indicou um caminho, teve uma intuição e que deixou um legado. Cada Irmã é responsável e co-responsável por este legado, onde quer que se encontre”, disse.

Jaime Spengler  assinalou ainda que para lembrar a beatificação é resgatar os valores que estão na fundação da Congregação para melhor compreender aos apelos que Deus faz na atualidade.

Em sua mensagem, Irmã Marlise Hendges  classificou como especial o foto de celebrar a beatificação de Bárbara Maix e a abertura do ano capitular. Recordando a análise feita pelos teólogos de Vaticano, descreveu o que significa para a Congregação ter a fundadora inscrita no livro do bem-aventurados: “Hoje os nossos sentimentos são de pura gratidão. Gratidão a Deus que, em sua bondade infinita, concedeu a Igreja a graça de poder propor Bárbara Maix como modelo de vida e santidade. Uma figura extraordinária de mulher e religiosa que ilumina a vida da Igreja e nos serve de exemplo na busca  da verdadeira santidade”.

Irmã Marlise lembrou que Bárbara Maix viveu para Deus e para os irmãos mais pobres. Teve a vida transformada em oração contínua e, por conseqüência, oração que se transformava em prática. Neste sentido – disse a Diretora Geral – a fundadora foi uma  mulher  sábia que soube ler os sinais da presença de Deus na realidade  para onde Deus a enviava.

 

Já sobre o Ano Capitular, Irmã Marlise enfatiza a grande característica deste tempo é a escuta, o diálogo e a oração: “Será um tempo privilegiado de preparação para a celebração do XIX Capítulo Geral Ordinário que será celebrado de 03 a 13 de novembro de 2014. Será um tempo de escuta, diálogo, oração e de conversão. O Capítulo é um momento de comunhão eclesial e congregacional. A congregação não nasceu para si mas, na Igreja, nasceu para o Reino (...) o Capitulo é também um acontecimento de grande esperança. Esperança de integrar valores, de nos tornarmos mais coerentes com os valores do evangelho e do carisma da Congregação”.

 

A celebração foi finalizada com bênção com o óleo de Bárbara Maix. Os fiéis tiveram a fronte ungida como bênção do corpo e da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário