segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bendita és tu!


São Paulo: Campanha contra o Tráfico de Pessoas na Praça da Sé

Rede um Grito pela Vida, da Conferência dos Religiosos do Brasil, regional São Paulo (CRB-RS) celebrou o dia 23 de setembro – Dia Internacional Contra o Tráfico de Pessoas - com  programação em praça pública, na capital paulista. O ato chamou atenção de populares para a causa do tráfico humano:  prevenção, denuncia e enfrentamento

O evento foi realizado na Praça da Sé e contou com a participação de quase mil pessoas. Quem passou pelo local foi convidado a ‘mostrar seu grito contra o tráfico de pessoas’. Uma faixa com mais de quatro metros trouxe a pergunta: "Qual o seu grito contra o tráfico de pessoas?" Quem passou pelo espaço e sentiu-se motivado, escreveu no painel, deixando sua mensagem e somando nesta importante luta.

Também foram exibidas outras faixas alertando sobre a rentabilidade e a realidade do trafico que tem como consequência a exploração sexual, trabalho escravo, adoção ilegal e a venda de órgãos.

“A repercussão  foi boa. Podemos dizer que foi um dia de informação e formação. Nós, da Rede, acreditamos que muitas pessoas foram informadas sobre o tráfico de pessoas e, após essa participação,  vão ter forças para assumirem gestos proféticos de denuncia. Basta de tráfico humano” destacou Irmã Maria Alice Duarte, ICM.
 
 
 


Saiba Mais:

Rede Um Grito Pela Vida
Blog: http://gritopelavida.blogspot.com.br

Papas João XXIII e João Paulo II serão canonizados em 27 de abril de 2014


Os beatos João XXIII e João Paulo II serão canonizados em 27 de abril de 2014. A data foi anunciada nesta segunda-feira, 30, em Consistório ordinário público presidido pelo Papa Francisco.

A reunião do Papa com os cardeais aconteceu às 10h (horário em Roma) com os cardeais presentes em Roma. A data escolhida coincide com o segundo domingo do tempo pascal, da Divina Misericórdia, celebração instituída por João Paulo II e na véspera da qual o Papa polaco faleceu, em 2005.

Durante a viagem de regresso do Brasil em julho, o Papa Francisco justificou a decisão de juntar no mesmo dia a canonização dos seus dois predecessores: "Fazer a cerimônia de canonização dos dois juntos quer ser uma mensagem para a Igreja: estes dois são bons, eles são bons, são dois bons".

Francisco reconheceu oficialmente um segundo milagre de João Paulo II em julho, depois de ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos, o que vai permitiu avançar com a canonização do beato polaco. O Vaticano não deu qualquer informação sobre a natureza deste segundo milagre.

No mesmo dia, Francisco aprovou a canonização de João XXIII, falecido há 50 anos, após ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos, dispensando o reconhecimento de um novo milagre.

João Paulo II

João Paulo II foi proclamado beato por Bento XVI em 1º de maio de 2011, na Praça de São Pedro.

A penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica, concluiu uma primeira fase de trabalhos, iniciada em maio de 2005, incluindo o processo relativo à cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que o Vaticano considerou um milagre, depois do repentino desaparecimento da doença de Parkinson na religiosa.

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polônia), em 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, em 2 de abril de 2005.

A Igreja Católica celebra a memória litúrgica de João Paulo II em 22 de outubro, data que assinala o dia de início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa.

João XXIII


Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 1881 na localidade de Sotto il Monte, Bérgamo, onde foi pároco, professor no Seminário, secretário do bispo e capelão do exército durante a I Guerra Mundial.

João XXIII iniciou a sua carreira diplomática como visitador apostólico na Bulgária, de 1925 a 1935; foi depois delegado apostólico na Grécia e Turquia, de 1935 a 1944, e Núncio Apostólico na França, de 1944 a 1953.

Em 1953, Angelo Roncalli foi nomeado patriarca de Veneza e no dia 28 de outubro de 1958 foi eleito Papa, sucedendo a Pio XII.

João XXIII foi declarado beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de setembro de 2000.

Canção Nova

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Reconhecimento: Irmã Rosinaura Donel recebe o título de Cidadã Miranortense

Após 18 anos de missão na cidade de  Miranorte, no estado do Tocantins, a Irmã Rosinaura Donel recebeu a maior honraria municipal: foi agraciada com o título de “Cidadã Miranortense”. 
O título foi outorgado pela Câmara Municipal, concretizando  o reconhecimento e gratidão da comunidade local pelo incansável trabalho missionário da religiosa ICM na formação das lideranças, no apoio às comunidades urbanas, rurais e, de forma mais significativa, nas ações da Pastoral da Criança e Pastoral do Idoso.

O reconhecimento da Câmara foi confirmado pelo prefeito municipal da cidade, Frederico Henrique de Melo que compareceu a compareceu a sessão especial. Irmãs e as lideranças comunitárias também marcaram presença no evento.

O reconhecimento a Irmã Rosinaura também é estendido a todas as 23 Irmãs ICM que passaram pela cidade. Após 40 anos de missão, a Congregação encerrou as atividades pastorais na cidade. Lideranças formadas, permanente estado de missão dos leigos/as e direitos conquistados. A comunidade assume de forma integral o que foi iniciado em 1973. Hora de encerrar a missão para atender novas frentes de missão.
 
 

Saiba Mais:

Província de Teresina sob a Proteção de Cristo Libertador
Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins
Blog: http://provinciacristolibertador.blogspot.com

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MIssão ICM em Moçambique

"Hoje tivemos oportunidade de visitar o novo grupo de A.A. que se formou em mais uma comunidade. Muitos 'papás' e 'mamás' já fazem parte do grupo e todos com o firme propósito de não mais beber. Que Deus os conserve assim e que nos dê forças para poder acompanhá-los e orientá-los".

Ir Luiza Fagundes, missionária ICM em Moçambique

Encontrodas Leigas ICM de Santa Helena, no Maranhão

Leigas ICM da cidade de Santa Helena, no Maranhão, se encontram para mais um momento de espiritualidade e reflexão sobre o tema: "Vontade de Deus - Valor absoluto na realização do seu Reino."
 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Alunos do Colégio Madre Bárbara visitam a APAE

Lajeado – A manhã desta terça-feira (24) não será esquecida facilmente pelos alunos do Colégio Madre Bárbara (CMB). Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da escola estiveram visitando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para conhecer os alunos e o trabalho realizado na instituição.

A professora responsável pela turma, Juciane Sehn, conta que a visita a APAE está integrada no Projeto Diversidade que está sendo desenvolvido desde o início do ano e busca ampliar as ideias das diferenças para que os alunos passem a olhar “o diferente” de uma forma natural. “Queremos quebrar preconceitos e paradigmas, fazendo com que se desenvolvam e cresçam vendo isso como algo natural na sociedade.” Juciane ainda destaca que todos são diferentes e os alunos precisam saber que cada um tem suas limitações. 

A coordenadora clínica e pedagógica Ana Paula Müller salienta que é importante a visita de escolas para que possa ser plantada a semente do respeito e diversidade em cada criança ou jovem. Conforme Ana, é interessante mostrar aos alunos a consciência do diferente e o respeito ao próximo. “O outro pode ser diferente, mas têm desejos, expectativas, brinca, ouve música e se diverte.” Nas visitas, a coordenadora busca mostrar o quanto os alunos visitantes são perfeitos em relação à saúde física e psíquica, e o quanto eles podem usar isso para fazer bem. “Às vezes as crianças reclamam de coisas e estão descontentes e quando vão a APAE olham nossos alunos felizes, se divertindo e desenvolvendo atividades que muitos não fazem no dia-a- dia, mesmo com todas as dificuldades e particularidades.” 

O aluno do CMB, Felipe da Silveira (10) adorou o passeio e conta que aprendeu muito sobre as crianças com deficiência. Para ele, foi importante saber que pode ajudar e que eles são diferentes, mas no interior são iguais, além de muito simpáticos. “Aprendi que precisamos respeitá-los e ajudá-los sempre.”

O colega Antônio Gemelli (11) aprendeu que os alunos da APAE não são diferentes. “Tem coisa que a gente não consegue fazer e que eles fazem bem melhor.” Gemelli encontrou na APAE parceiros de time de futebol e afirma que eles sabem conversar muito bem. “Não podemos julgar o livro pela capa.”


 
 
 
 
 


Renata Leal

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Irmãs participam do Grito dos Excluídos/as 2013 em Picos, no Piauí

Na Semana da Pátria,  o Grito dos Excluídos/as mobilizou pastorais, sindicatos e grupos na cidade de Picos, interior do Piauí. As Irmãs do Imaculado Coração de Maria, da comunidade Irmã Carmelinda, participaram da mobilização que contou com caminhada e ato público.

Pelas ruas da cidade, as Irmãs ajudaram a visibilizar causas como a campanha contra o extermínio da juventude e a ação pela erradicação do Tráfico de Pessoas. A mobilização ganhou o apoio dos populares que presenciaram o evento.
 
 
 
 


Saiba Mais:

Província de Teresina sob a Proteção de Cristo Libertador
Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins
Blog: http://provinciacristolibertador.blogspot.com

Para onde Jesus nos manda?


"Para onde Jesus nos manda? 
Não há fronteiras, não há limites:
 envia-nos para todas as pessoas. 
O Evangelho é para todos, 
e não apenas para alguns. 
Não é apenas para aqueles 
que parecem a nós mais próximos, 
mais abertos, mais acolhedores. 
É para todas as pessoas."

 Papa Francisco.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Escola Pio XII promoveu Circuito da primavera

A Escola Pio XII realizou o Circuito da Primavera – Ideias de Sustentabilidade - do Maternal ao 1° AE, com o objetivo de estimular a reflexão e a mudança de atitude em relação aos recursos naturais do nosso Planeta. Neste sentido, também situa-se a dimensão da Criação, que faz um apelo e convite, como criaturas diante do Criador, a participar de sua própria vocação e projeto de Criar: gerar, promover, proteger e defender a vida, em vista do Bem Comum.

Na abertura, o Serviço de Pastoral Escolar acolheu os alunos e suas famílias com boas vindas e oração: Bom dia – “Bom Dia, Deus”, que assumiu três intenções principais: o Projeto de Deus é a Vida, os parâmetros da existência que precisam ser fixados onde a família e a escola assumem um papel primordial na educação e a convivência integrada com o ambiente e a sustentabilidade. A cada intensão, seguiu-se de gestos: “Bom Dia, Vida”, mãos estendidas; “Bom Dia, Família-Escola”, e, de mãos dadas, “Bom Dia à sustentabilidade”. Após, seguiu-se a organização dos grupos para a realização das oficinas temáticas.

As oficinas foram organizadas em cores e temas específicos: pintura, boneco ecológico, separando e classificando, utilidades domésticas, reaproveitando alimentos e plantando uma ideia. Os cartões coloridos, entregues na chegada, determinaram a participação dos pais, alunos e familiares, revezando-se em duas oficinas.

As oficinas propiciaram que professoras, pais/familiares e as crianças trabalhassem juntos, promovendo uma valiosa experiência de interação, descobertas, aprendizagens e partilha numa bonita, alegre e necessária participação nos saberes e fazeres, coletivamente construídos.

No encerramento, o agradecimento da Coordenação, a música “Tempo de ser feliz”, com frases apresentadas por alunos de cada oficina, construindo um painel sobre o Planeta e a Oração do Pai Nosso e com as bênçãos de Bárbara, finalizou o encontro.

Parabéns a todos que participaram, especialmente pelo trabalho das professoras e equipe pedagógica.
 
 
 


Solange Nogueira
Serviço de Pastoral Escolar

Saiba Mais

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br

Rio Claro: Alunos visitam a APAE

Os alunos dos 7ºs anos do Colégio Puríssimo visitaram a APAE – Rio Claro durante os meses de agosto e setembro.
Experiência sempre marcante, conheceram o trabalho desenvolvido nas áreas da educação, do artesanato e dos cuidados com o meio ambiente.



Após a visita às instalações da APAE, confeccionaram marca texto, momento em que sentiram a dimensão do importante trabalho realizado pela instituição.

Agradecemos à Direção da APAE – Rio Claro por nos receber de forma tão acolhedora e, sobretudo, contribuir para a formação pessoal e social dos nossos alunos.



Saiba Mais:

Colégio Puríssimo
Rio Claro - SP
Site: www.purissimo.com.br

23 de setembro: Dia Internacional Contra a Exploração sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças



23 de setembro: Dia Internacional Contra a Exploração sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

Ir. Gabriela Bottani

Esta data foi escolhida, em 1999, no Bangladesh, pelos países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Pessoas, lembrando a promulgação da Lei Palácios no dia 23 de setembro de 1913, na Argentina.

A Lei Palácios foi o primeiro instrumento jurídico criado para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e corrupção de menores de idade.  A lei inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas.

Desde 1913, portanto, ao longo de 100 anos, foram assinados diferentes tratados internacionais sobre o tema:
         1904 - Acordo internacional para a Repressão do Tráfico de Mulheres Brancas
         1921 - Convenção Internacional para a Repressão do Tráfico de mulheres e Crianças
         1933 - Convenção para Repressão do Tráfico de Mulheres Adultas
         1949 - Convenção para a Repressão do Tráfico de Pessoas
         2000 - Convenção das Nações Unidas contra o Crime Transnacional – Protocolo adicional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas (Protocolo de Palermo)  
O diferencial marcante que o Protocolo de Palermo trouxe está na adoção da primeira definição genérica do termo “tráfico de pessoas”, abrangendo todas as formas essenciais.
Art. 3, “a”: A expressão “tráfico de pessoas” significa o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra, para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos.

No que se refere ao compromisso no enfrentamento ao tráfico de pessoas o Protocolo de Palermo aponta para três áreas de atuação fundamentais para que a ação seja mais efetiva e eficaz:

Ø      Prevenção
Ø      Repressão e Responsabilização
Ø      Atenção às vítimas e das pessoas em situação de Tráfico

Um dos empenhos dos países signatários do Protocolo de Palermo, entre eles o Brasil, foi promover leis específicas nacionais para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Vejamos, pois, a trajetória no Brasil:

         DECRETO Nº 5.017, DE 12 DE MARÇO DE 2004. Ratificação da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças.
         DECRETO Nº 5.948, DE 26 DE OUTUBRO DE 2006. Aprovação da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e institui Grupo de Trabalho Interministerial com o objetivo de elaborar proposta do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - PNETP
         DECRETO Nº 6.347, DE 8 DE JANEIRO DE 2008. Aprovação do I Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - PNETP e institui Grupo Assessor de Avaliação e Disseminação do referido Plano.
         DECRETO Nº 7.901, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2013 II Aprovação do II Plano Nacional de Enfrentamento ao tráfico de pessoas que institui a Coordenação Tripartite da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – CONATRAP

A Vida Consagrada acredita que o dia 23 de setembro oferece a todos/as uma especial oportunidade para avaliar e refletir o caminho realizado no enfrentamento ao tráfico de pessoas, um tema ainda encoberto pela indiferença e silenciado.

Desde o ano de 2008 com o I Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em alguns Estados Brasileiros há Núcleos de Enfrentamento ao tráfico de pessoas, que realizam um trabalho de conjunto e promovem debates e propostas de leis e planos estaduais de Enfrentamento ao tráfico de pessoas. Em outros Estados, pouco se fala e se faz. O caminho que temos pela frente é grande e desafiador.

Pessoas traficadas sofrem sérias conseqüências, carregam feridas profundas que afetam todas as dimensões de seu ser: biológico, psicológico, espiritual, social e relacional; a pessoa, chamada ao encontro de alteridade, plano original de Deus, quando é explorada sob esta degradante forma, é destruída, reduzida a mercadoria descartável. Isto é tráfico de pessoas, uma vergonha para nossa sociedade!

Escutando a voz de Deus que nos chama e a dor do clamor das pessoas em situação de tráfico, nós, Rede da Vida Consagrada e os Membros do GT de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas-CNBB, não queremos sossegar até que a vida continua sendo explorada, reduzida a mercadoria, usada para produzir lucro e prazer.

O dia 23 de setembro nos lembra que as leis são instrumentos fundamentais para uma ação efetiva e eficaz contra o tráfico de pessoas, mas a experiência de anos de ação em Rede ou articulados com outras iniciativas da sociedade civil, ensina-nos que uma lei é um ponto de partida, importante, mas, apenas um ponto de partida. Nossas consciências não podem ficar tranquilas e adormecidas, pois as leis tem que ser implementadas pro todos e para todos e em todos os Estados do Brasil. Para isto é necessário levantar a voz e pedir que a todos/as seja garantido o direito à vida e à liberdade, pois o tráfico de pessoas nos joga na cara, que a escravidão ainda não terminou.

Convidados à Ação

Nesta data os 20 grupos da Rede Um Grito pela Vida, rede brasileira da Vida Consagrada comprometida no enfrentamento ao tráfico de pessoas, em parceria com o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, e com outras organizações eclesiais, governamentais e não governamentais organizam ações de sensibilização e preventiva ao tráfico de pessoas em todo o Brasil. 

Convidamos, pois, a todos e todas a participarem das atividades realizadas em diversas cidades, mas, além disto, desejamos motivar e incentivar a outras iniciativas nesta luta que não pode cessar até que não vejamos a vida efetivamente defendida, garantida, protegida. Para mais informações podem acessar o Blog www.gritopelavida.blogspot.com e se juntar à corrente de oração pelo fim do tráfico de pessoas no Brasil e no mundo inteiro.

Dia de Combate ao Tráfico Humano



Lendas e contos viram teatro no Colégio Madre Bárbara

Lajeado – Para desenvolver a oralidade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara apresentaram para a turma o conto do “Caso do Espelho”. Ao trabalharem as lendas e contos populares eles foram motivados a fazer uma releitura e interpretarem uma peça de teatro, com criatividade.

A professora de português responsável pela atividade, Rosana Scherer, conta que decidiu realizar a atividade para melhorar a oralidade dos alunos. “Eles devem saber falar e improvisar, criando em cima de um texto popular do Brasil, uma interpretação e leitura, perdendo o medo de se apresentar.”

Interpretando o vendedor da loja, o aluno do 5º ano, Odin Purper (11) gostou de apresentar o trabalho pois nunca tinha improvisado um texto.

A colega Bianca Lenhard (11) fez o personagem do marido e adorou a interpretação. “Foi engraçado e divertido fazer uma representação.” A menina treinou seu papel em casa junto a seus pais e aprendeu com o conto que antes de criticar ou falar algo de alguém, é preciso ter certeza.

O Caso do Espelho

O conto fala de um homem que vai para a cidade e ao passar em um bar, olha no espelho e acredita ter visto a imagem de seu pai. O homem compra o espelho e ao levar para casa, quando a sua esposa vê o reflexo, enxerga uma mulher bonita e pensa que o marido está traindo-a. Já a mãe da esposa ironiza, pois consegue ver uma senhora que faleceu.


 
 
 
Renata Leal

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara 
Lajeado - RS

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Colégio Puríssimo: Alunos entregam doaçãoes a Centro de Convivência do Idoso


Rio Claro - SP: No dia 11 de setembro, representando as turmas do 3º ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Puríssimo, alunos entregaram doações ao Centro de Convivência do Idoso- Mãe da Saúde (CCI), mantido pela Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Na campanha, que faz parte da programação da Formatura, foram arrecadados 140 pacotes de bolachas.


Além dos alunos, estiveram presentes a Diretora do Colégio Puríssimo, Ir. Inez Terezinha Augusti, o Coordenador da Pastoral Escolar, Denilson Ansanello, e o Coordenador do Ensino Médio, Huemerson Maceti, que foram recebidos com muita alegria pelos idosos atendidos no CCI-Mãe da Saúde e pela assistente social, Margarete Gomes.

"Valorizamos muito essas ações dos alunos. Eles precisam conhecer os problemas in loco, participar, serem atuantes, principalmente com essa camada da sociedade que precisa de atenção, carinho e cuidado. Por isso, incentivamos, motivamos e trabalhamos juntos. A Educação para a Vida contempla essa realidade", explica a Diretora do Puríssimo.

Segundo o Coordenador da Pastoral Escolar, Denilson Ansanello, essas ações são importantes, pois reafirmam a identidade do Colégio e seu compromisso com as obras sociais das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. "No Projeto Educativo, Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação, nos convoca para a pedagogia da solidariedade, explicando que 'educar para a solidariedade é despertar do sono da indiferença e da alienação.' O contato com obras sociais da cidade servem para despertar o aluno para o seu papel de cidadão e fazê-lo conhecer as diversas realidades que marcam a nossa sociedade as quais, muitas vezes, apresentam-se ocultas. Especificamente, o trabalho desenvolvido pelo Centro de Convivência do Idoso - Mãe de Deus é a prova de que podemos cuidar dos mais necessitados de maneira humana", justifica o Coordenador.




Experiência valiosa

Representante do 3º ano, o aluno Paulo Guilherme Corbanesi afirma que é muito bom ajudar ao próximo. "Levamos para a vida. Isso é grandioso!", revela o aluno.

A aluna do 9º ano, Mariana Franzoni, sentiu-se muito bem ao realizar pela primeira vez uma campanha social. "Fazer parte disso, levar o bem para o outro me proporcionou uma vida melhor", confessa a aluna.



Agradecimento

A assistente social do Centro de Convivência do Idoso – Mãe da Saúde, Margarete Gomes, agradeceu imensamente aos alunos e ao Colégio Puríssimo pela disponibilidade e pelo apoio. "Cada vez mais, a gente acredita que vale a pena. Ver que não é somente um trabalho profissional, mas de doação. Hoje, a gente concretiza essa ação", finaliza.


 


Saiba Mais:

Colégio Puríssimo
Rio Claro -SP

Mais um aluno Colégio Madre Bárbara é pré-selecionado no OBA

Lajeado – Na 12º vez que o Colégio Madre Bárbara participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) esta já é a sexta classificação. Após receber a notícia de que o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Gabriel Giovanaz foi pré-selecionado para a Olimpíada Internacional de Astronomia, a escola também recebeu o aviso da classificação do estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Pedro Comel de 12 anos. A próxima etapa do processo seletivo será objetiva e a distância, no início de outubro deste ano. Caso os alunos do CMB sejam selecionados, a segunda prova terá apenas 100 alunos e ocorre em março de 2014, sendo presencial.

A professora de geografia e história dos 6os anos do Ensino Fundamental, Marisa Sbrussi, é incentivadora do concurso e destaca que pela nota de
7,65 de Pedro, já estava desconfiada que ele fosse pré-selecionado até receber nesta semana o e-mail de confirmação. “Ele tinha uma boa pontuação e achei que seria classificado.” Marisa conta que Pedro é um aluno muito dedicado, curioso e vai atrás das informações que tem dúvida, além de estar sempre por dentro das notícias. “A família também o apoia e incentiva, isso faz a diferença, estou muito contente e espero que o CMB continue a participar do OBA.”

O aluno pré-selecionado Pedro Comel ficou feliz com o resultado e promete estudar para a próxima etapa. Conforme ele a prova estava difícil, mas irá se dedicar ainda mais para a seleção. “Na prova caiu sobre astronáutica e outros assuntos da geografia, fiquei muito feliz em participar.” Comel garante que irá estudar mais os assuntos abordados de maneira mais completa, além de pedir sugestões de estudo para a professora. “Minha expectativa é passar.”

As medalhas de bronze dos dois alunos deve chegar na próxima semana no CMB.

Renata Leal

Colégio Madre Bárbara
Site: www.madrebarbara.com.br

Papa envia mensagem pela Beatificação do "padre gaúcho"

 Foto: DYN Y DANIEL CACERES.

Cidade do Vaticano – “O fato do 'Sacerdote Brochero’ se encontrar finalmente entre os bem-aventurados é uma alegria e uma grande bênção para os argentinos e para os devotos deste pastor que tinha o cheiro das ovelhas, que se fez pobre entre os pobres, que fez e continua a fazer tanto bem, como carícia de Deus ao nosso povo sofredor”. Foi o que escreveu o Papa Francisco na Carta por ocasião da beatificação, no último sábado, dia 14, na Argentina, do sacerdote também chamado de “padre gaúcho”, que viveu entre meados do século XIX e início do século XX. A carta foi dirigida ao Arcebispo de Santa Fé e Presidente da Conferência dos bispos da Argentina, Dom José Maria Arancedo.

“Gosto de imaginar hoje Brochero, - continua o Papa -, pastor em sua mula com a franja branca (Malacara) enquanto percorria os longos caminhos áridos e desolados dos 200 quilômetros quadrados da sua paróquia, procurando de casa em casa os seus bisavós e trisavós, para pedir a
eles se precisavam de alguma coisa e para convidá-los a fazer os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Conheceu cada canto da sua paróquia. Ele não ficou na sacristia penteando ovelhas”.

“O Sacerdote Brochero - recorda Francisco - era uma visita de Jesus mesmo a cada família. Levava consigo a imagem de Nossa Senhora, o livro de orações com a Palavra de Deus, o necessário para celebrar a Missa diária. Convidavam-no a tomar um chimarrão, conversavam e Brochero fala a eles de uma maneira que todos entendiam porque saia do coração, da fé e do amor que tinha por Jesus”, finalizou o Papa.

A celebração da missa de beatificação foi presidida pelo enviado do Santo Padre, Cardeal Angelo Amato, Prefeito das Causas dos Santos na cidade que agora traz o nome do novo Beato, Villa Cura Brochero, na província de Córdoba. (SP)

Rádio Vaticano

No perdão está todo o Evangelho, todo o Cristianismo, diz Papa


Qual é a alegria de Deus? Foi o que perguntou o Papa Francisco na manhã do domingo antes de rezar a Oração mariana do Angelus na Praça São Pedro, cheia de fiéis apesar da chuva que caia sobre a Cidade Eterna.

A resposta do Santo Padre foi imediata: “é perdoar, a alegria de Deus é perdoar! É a alegria de um pastor que reencontra a sua ovelha; a alegria de uma mulher que reencontra a sua moeda; é a alegria de um pai que recolhe em casa, o filho que estava perdido, estava morto, e voltou à vida. Aqui está todo o Evangelho, todo o Cristianismo!

O Papa disse isso recordando que na liturgia deste domingo, lemos o capítulo 15 do Evangelho de Lucas, que contém as três parábolas da misericórdia: a da ovelha perdida, a da moeda perdida, e depois a mais longa de todas as parábolas, típico de Lucas, a do pai e dos dois filhos, o filho "pródigo" e o filho que acredita ser o justo, o santo. Todas estas três parábolas falam da alegria de Deus, da misericórdia de Deus.

“Mas olhem que não é sentimento, não é “ser bonzinho”! Pelo contrário, a misericórdia é a verdadeira força que pode salvar o homem e o mundo do “câncer” que é o pecado, o mal moral, espiritual. Só o amor preenche os espaços vazios, os abismos negativos que o mal abre no coração e na história”.

Rádio Vaticano