sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Irmãs Formadoras participam de encontro no Rio de Janeiro

Anualmente, as Irmãs que atuam na formação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria promovem encontro para fortalecer ainda mais a convivência, propiciar o estudo e elaborar ações para o setor.

 
Nos primeiros dias de 2014, as Irmãs se encontram na cidade do Rio de Janeiro. Irmã Iraides Dall’Agnol, formadora da Província de Porto Alegre relata como foi o encontro. Confira:
O encontro das Irmãs Formadoras é uma prática que vivemos anualmente na Congregação.  Estivemos no Rio de Janeiro para o encontro formativo das Irmãs Junioristas de 29/12/2013 a 05/01/2014. Aproveitamos a viagem/passagem e continuamos do dia 06 a 11 de janeiro realizando nosso encontro anual de Irmãs Formadoras: Setor Geral e Províncias.

Nos dias 06 e 07 contamos com a importante presença de Irmã Marlise Hendges – Diretora Geral da Congregação – ajudando a refletir sobre o processo da formação que desenvolvemos orientadas pelos nossos Documentos Congregacionais, orientações da Igreja, desafios da realidade e, especialmente, das buscas das Juventudes.

Nos dias que lá estivemos, partilhamos nossas experiências no acompanhamento do processo formativo de jovens vocacionadas, jovens vivendo o processo de formação de aspirantes, postulantes, noviças, Irmãs Junioristas e da formação continuada. Tempo também dedicamos para refletir sobre nossa realidade de vida em comunidade, das dificuldades relacionais que interferem na missão da Vida Religiosa Consagrada (VRC).

Mais tempo, porém, dedicamos na busca de caminhos e estratégias de superação  de conflitos relacionais e do cultivo de uma VRC vivida na alegria da consagração religiosa, na confiança e na esperança de sermos sinais vivos de Deus, transparência da íntima comunhão com o Mistério Pascal de Cristo.

Com nossas partilhas e reflexões, retornamos à missão mais abastecidas, responsáveis e felizes por sermos Irmãs Formadoras, e por podermos contribuir na felicidade e fidelidade de jovens formandas, de Irmãs e da vida comunitária.

“Nossa missão é grande” nos diz a Bem-aventurada Bárbara Maix e nossa alegria é imensa em podermos vivê-la como discípulas-missionárias do Reino de Deus.

Irmã Iraides Dall’Agnol

Nenhum comentário:

Postar um comentário