segunda-feira, 10 de março de 2014

Lajeado: Alunos estudam tema da Campanha da Fraternidade

Com dinâmicas e muita reflexão, a professora do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara, Patrícia Krug, aproveitou o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2014 para trabalhar com os alunos o tema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou – Fraternidade e Tráfico Humano”. A temática para causar curiosidade partiu de uma gaiola colocada em sala de aula, onde os alunos teriam que sugerir o motivo dela estar dentro da escola.

De acordo com a professora, a primeira sensação dos alunos era que a gaiola só seria associada aos pássaros. “Hoje eles já estão começando a entender o que é a liberdade, percebendo que temos a liberdade mas que não somos totalmente livres.” Com a frase escrita: “Como Deus fez pássaros para voar, também fez você para ser livre”, os alunos estão trabalhando a partir do tema.

A professora destaca que a ideia não é falar de tráfico e assuntos mais pesados, mas citar o valor da vida do ser humano e a importância de ser livre. “Eles precisam desde pequenos saber como podem usar a liberdade em fatos do dia-a-dia, na escola ou em casa, sabendo que essas escolhas poderão leva-los para caminhos bons ou ruins.”
Os alunos ainda foram motivados a escrever dentro de papéis o que gostariam de aprisionar na gaiola e o que colocariam para fora, buscando soluções para os problemas.  Também foi trabalhado os direitos aliados a responsabilidade, ligando um trabalho ao outro.

Conforme a aluna Tainá Bergamaschi (8), a liberdade faz as pessoas se sentirem um pouco livres, mas não 100%. “Afinal, não podemos fazer o que bem entendemos, temos que ter respeito e limites.” No papel escrito por Tainá, foram colocados dentro da gaiola os sentimentos ruins, a solidão e a tristeza, e para fora os sentimentos bons, a felicidade, a diversão e as risadas.

O colega João Inácio Mazzarino (9) afirma que com a liberdade é possível fazer tudo que se pensar. “Temos que ficar totalmente livres, mas sabendo dos limites e restrições”, diz o aluno.

O tema continuará sendo estudado ao longo do ano. 

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário