segunda-feira, 28 de abril de 2014

Colégio Madre Bárbara realiza lançamento da Mostra Pedagógica

A tarde dessa sexta-feira (25) contou com reflexão e novidade para os professores do Colégio Madre Bárbara. No lançamento da Mostra Pedagógica 2014 que levará o tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Tráfico Humano – É para liberdade que Cristo nos libertou”, os professores dos anos finais do Ensino fundamental e do Ensino Médio foram surpreendidos com um debate que contou com trocas de conhecimento. Também no evento foi realizada a apresentação dos objetivos, justificativa, ações e recursos previstos para a Mostra. 
O encontro foi gravado pela equipe da TV Informativo, e o debate entre os professores Josselito Brandão, David Orling, Mateus Dalmáz e Anildo Giacobbo será transmitido para as professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais, além de que será veiculado no Programa Opinião Clínica Dr. Wilson Dewes.

A coordenadora pedagógica, Vanessa Delving Ely, destaca que a temática da Mostra já vem sendo trabalhada desde o início do ano letivo, devido ao tema da Campanha da Fraternidade já ser do conhecimento de todos, provocando os estudos para este momento. “O momento do "Lançamento" tem o objetivo de motivar, envolver e desafiar mais ainda a todos, para os estudos dentro da temática.”

De acordo com Vanessa, a Campanha da Fraternidade vem caracterizando-se como agente de reflexões e discussões acerca de temáticas cotidianas e de forte cunho de resgate da dignidade humana. “E o Colégio Madre Bárbara, ciente de sua missão evangélico-libertadora faz uso do tema da Campanha da Fraternidade para promover anualmente a sua Mostra Pedagógica.” A partir da temática “Tráfico Humano”, foi visualizada pela equipe diretiva, que uma das melhores formas de se enfocar este estudo dentro da escola seria a questão da liberdade. “Para isto, escolhemos o conhecido “Mito da Caverna” de Platão, provocando o debate, primeiramente entre os professores e consequentemente, com os alunos.”

A Mostra Pedagógica do CMB é conhecida tradicionalmente como uma das provocadoras de "movimento" no Colégio. E segundo a coordenação pedagógica, esse movimento é visto como uma ação de crescimento, estudo, aprofundamento e reflexão. “Os alunos envolvem-se a partir dos estudos construídos com os professores. Especialmente este ano, visualizamos grandes reflexões e, se possível, desenvolvimento de ações, tendo em vista a complexidade da temática”, diz Vanessa.

Professores entusiasmados

O debate realizado incentivou a reflexão por parte dos professores. Animada ao ouvir a troca de conhecimento dos colegas, a professora Judite Schmatz, já há 27 anos no Colégio, afirma que esse é o diferencial da escola, que mesmo realizando a Mostra Pedagógica anualmente, sempre busca inovar e surpreender todos. “Achei interessante, pois a novidade e criatividade sempre são marcas do CMB, adorei a forma da abordagem e as observações inteligentes dos meus colegas.” Como conselheira de turma, Judite afirma que a partir da discussão irá refletir no fim de semana sobre o foco que guiará o trabalho para a Mostra.





Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário