terça-feira, 1 de abril de 2014

Colégio Mãe de Deus recebe programa de vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), amplia o calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no sistema de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero.
O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda causa de morte por câncer em mulheres. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 de são de alto risco e podem provocar câncer e os outros podem causar verrugas genitais altamente contagiosas.
As secretarias de Saúde e de Educação, em março, iniciaram um projeto de vacinação contra HPV para adolescentes de 11 a 13 anos de idade, nas escolas públicas e privadas e nas Unidades Básicas de Saúde de referência.
O Colégio Mãe de Deus, após receber o programa de vacinação e todas as orientações necessárias, fez a comunicação para as famílias agendando o procedimento para os dias 26 e 27 de março, no horário das 8h ás 12h e 14h ás 16h, realizando uma parceria com a unidade Básica de Saúde do Bairro Tristeza para vacinar todas as alunas inseridas nesta faixa etária, com o objetivo de que todas as adolescentes sejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero. Entretanto, é importante salientar que para que as adolescentes fiquem devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar as três doses da vacina contra HPV.
Com o objetivo de atingir o maior numero de adolescentes as professoras de Ciências, realizaram em sala de aula trabalhos de esclarecimento da doença e a importância da prevenção ao câncer do colo do útero com a vacina.

            A vacinação foi realizada com sucesso por enfermeiras do Posto de Saúde sendo atingida uma população de 139 alunas, ou seja, 92% das meninas nesta faixa etária. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário