quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rio de Janeiro: Palestra reuniu pais na Escola Pio XII

Na tarde do dia 26 de março, a Escola teve o prazer de ouvir e conversar com a Professora Dra. Dayse Serra que, com brilhantismo e simplicidade, falou-nos sobre “Mudanças nos valores sociais e sua influência na família”.

Dra. Dayse mostrou – nos as mudanças ocorridas na estrutura familiar, comparando as  estruturas  de hoje com as de  40, 50 anos atrás.

Enriqueceu nosso conhecimento, explicando que uma família “nasce” quando  o casal começa a gestá-la, isto é, a sonhar com  o nascimento do primeiro filho/filha: como será, o que  farão com ele e para ele, onde irá estudar, o que vai ser quando crescer.

Papéis diferentes são desenhados: o casal conjugal, passa a ser parental – pai, mãe; “nascem” os tios, os avós...

Falou-nos, também, da necessidade de que essa relação parental seja construída no amor, no respeito, na aceitação, na firmeza de decisões; na importância que esse bebê, a criança, o adolescente, perceba  que sim é sim e não é não.

Pais de alunos presentes à palestra, participaram com depoimentos e perguntas, que foram acolhidos e debatidos.
Precisamos registrar a atuação da professora Orientadora  Educacional Rita Vargas, que abriu a tarde com excelentes contribuições ao tema.

Foi bastante proveitosa a tarde  e  todos nós,  Escola  e  famílias representadas por pais, mães, avós e avôs, saímos  refletindo bastante sobre  as orientações e ponderações ouvidas.

Alguns pais registraram seu contentamento: “Precisamos  repetir esses momentos!”

É com grande satisfação que a Escola Pio XII agradece a presença da Dra. Dayse  e dos responsáveis, que abriram mão de alguma atividade e até mesmo do seu horário de trabalho para participarem deste momento especial.

Sandra Lessa
Coordenadora Pedagógica

Escola Pio XII - Rio de Janeiro/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário