sexta-feira, 18 de julho de 2014

Alunos se formam no PROERD

A noite dessa quarta-feira (16) foi de solenidade no miniauditório do Colégio Madre Bárbara. Os 47 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram dos 10 encontros do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) receberam o diploma na cerimônia de formatura. No evento, os alunos Diego Arend, da turma 51 e Isadora Girardi, da turma 52, foram selecionados com a melhor redação sobre o aprendizado com o programa.

O soldado Roseli Etzberge, afirma que o programa foi muito proveitoso para as turmas. “Abordei a tomada de decisões seguras e sábias, as maneiras de dizer não às drogas, trabalhamos o bullying, amizade, cidadania, entre outros assuntos.”

 Segundo o Capitão Fabiano Dorneles, 10 escolas de Lajeado estão participando do programa. No 2º semestre, as demais escolas do município irão participar. “No PROERD, nossos policiais buscam qualificação para se tornarem mais experientes neste enfoque. Eles não querem apenas ensinar a dizerem não às drogas, mas a tomarem decisões sadias.”

O Capitão destaca que na vida eles precisarão tomar decisões, por isso terão de observar as opções e decidirem, avaliando se irão ganhar ou perder com ela. “As turmas formadas agora fazem parte do exército do bem, onde terão que fazer boas ações e ajudar o próximo.”

Programa auxilia nas escolhas
A aluna da turma 52, Paula Bergmann (10), acredita que ter participado do programa foi  importante, pois aprendeu que as drogas, o cigarro e a bebida fazem mal para o corpo e mente. “As aulas foram legais e com certeza irei levar para toda minha vida.”

Para a professora, Andréa Werner, o PROERD é ótimo, pois faz os alunos conviverem com a realidade, mostrando de fato a drogadição e a violência, alertando-os para outras questões como o bullying. “Foi válido e significativo, tenho certeza que contribuiu muito para a vida deles. As aulas foram muito dinâmicas dentro de um programa bem elaborado.”
 
A mãe de aluna Maria Rosa, Rosângele Mezacasa também é professora e conhece bem o programa. “Na escola em que trabalho também tem alunos que participam do PROERD e percebo que quem realiza sai com a ideia bem formada de prevenção às drogas, bons hábitos e valores que devem ter.” Rosângele percebeu que sua filha adquiriu conhecimentos, levando adiante o que aprendeu no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário