quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Conselho Plenário prepara Congregação para o XIX Capítulo Geral


No último grande encontro antes do XIX Capítulo Geral Ordinário, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria realizam entre os dias 12 e 15 de agosto o Conselho Plenário Geral da Congregação. O evento reúne as Irmãs do Setor Geral e das Províncias de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, São Paulo e Teresina. Nas províncias estão englobadas as comunidades ICM do exterior. 

Em 2014 o Conselho Plenário reflete o tema e o lema da XIX Capítulo Geral Ordinário: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus” e o lema: “Avancem para a outra margem” (cf. MT 8,18). Entre os objetivos do encontro estão a preparação dos capítulos geral e provinciais, bem como encaminhar o processo de fundação das duas novas províncias ICM: “Maria, Mãe de Deus” e “Nossa Senhora de Guadalupe”. 

O encontro foi iniciado com Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Durante a homilia, destacou  que, vivendo o clima de Capítulo Geral, o Conselho Plenário deve ser trabalho sob três aspectos: estudo, oração e diálogo. O arcebispo também encorajou as Irmãs a não terem medo de tomar decisões  fortes que reflitam mudanças significativas na vida e missão Congregacional. 

 
 

Já iniciado a plenária de atividades, a Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, acolheu as Irmãs participantes, agradecendo pela presença. 

Na mensagem de abertura, a Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, recordou a caminhada realizada por toda a Congregação nos últimos seis anos. A religiosa disse que a caminhada foi marcada por avanços e recuos, luzes e trevas, sinais de vida e de morte: “Com certeza, se chegamos até aqui, foi pela graça de Deus  que em nenhum momento nos faltou. Foi também pela participação ativa de cada uma das Irmãs, em especial, deste grupo de liderança que está a frente da congregação. Foi a oração incansável e perseverante de grande parte de nossas Irmãs, que oferecem sua prece e sua dor pelo Reino de Deus e pela missão congregacional”. 

Vivenciando o tema e lema do Capítulo Geral, as Irmãs são convocadas a olhar o projeto de vida religiosa proposto pela fundadora Bárbara Maix, deixando-se interpelar  pela comunhão e união de esforços para que se passe “a outra margem”, tendo a alegre certeza da presença de Jesus que guia a Congregação na missão. 

A Diretora Geral lembrou ainda ações significativas que marcaram os últimos seis anos: a oração das Irmãs, a criação do Instituto Religioso Bárbara Maix e, sem dúvidas, o maior de todos os acontecimentos: a Beatificação de Bárbara Maix, em 2010. Estes eventos -  disse irmã Marlise – são motivos de celebração e louvor a Deus. 

Recorrendo às palavras do Papa Francisco, irmã Marlise destacou que um/a religioso/a é “voz profética e testemunho vivo da novidade  vibrante que é Cristo” e por isso, as Irmãs “devem configurar-se a Cristo que se fez pobre, enriquecendo-nos com a sua pobreza. Esta pobreza é solidariedade, partilha, caridade e se expressa na sobriedade  na busca da justiça e na alegria do essencial”. 

Finalizando, a Diretora Geral recordou o tema do XIX Capítulo Geral que será realizado em novembro e enfatizou: “A travessia que nós estamos fazendo não é um passeio, mas uma viagem ao encontro do essencial do Carisma de Bárbara” e acrescentou ainda que, diante do atual cenário social, as religiosas ICM são convocadas a darem respostas proféticas em favor da justiça e da dignidade das pessoas. 

O Conselho Plenário ICM - Conforme as constituições da Congregação, o Conselho Plenário acontece uma vez por ano, havendo necessidade, é convocado o Conselho Plenário Extraordinário. O encontro é um “órgão colegiado de estudos, reflexão, assessorias com direito a voto consultivo para ação conjunta nos assuntos mais importantes da Congregação”. Participam do Conselho Plenário, os conselhos provinciais, conselho geral da Congregação e Irmãs convidadas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário