quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Alunos promovem Debate sobre Violência contra a Mulher


Na manhã de hoje (9) dois grupos participantes do Projeto “PesquisAção” do Colégio Madre Bárbara que estão realizando a atividade sobre Violência Contra a Mulher foram os responsáveis pela realização de um painel no miniauditório. O Projeto “PesquisAção” 2014 leva o tema da Campanha da Fraternidade: “É para liberdade que Cristo nos libertou – Fraternidade e Tráfico Humano” que segundo as coordenadoras do projeto, Rosana Fagundes e Márcia Sfair, abre diversas opções para os alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio.

O debate mediado pelo professor David Orling contou com a presença da presidente da Casa de Passagem e advogada, Silvia Feldens, da coordenadora das Políticas Públicas para Mulheres, Daniele Pimentel Pinto, a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Nicela Wendt e representando a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), a inspetora de polícia responsável pela violência doméstica, Lisania Jantsch.

De acordo com a professora Márcia a partir de uma pesquisa científica, os alunos são motivados a tentarem modificar algo no seu dia-a-dia. “A ação que cada grupo deve realizar é um momento de tentar colocar em prática o tema da pesquisa, seja em palestra, participando de uma atividade, ou conhecendo um lugar. Queremos que o Projeto sirva como alerta e ajude a conscientizar ou quem sabe mudar a realidade.”

Transformando a pesquisa em ação, a aluna Blenda de Freitas (15) conta que aprendeu a amplitude do tema ao participar do Projeto junto com seu grupo. “É um tema que todos já ouviram falar, mas não sabem a dimensão. Esse trabalho está contribuindo muito para minha vida.”

Em busca do fim da violência

A advogada Silvia Feldensacredita que a iniciativa do Projeto seja muito importante para que os jovens conheçam o problema. Trabalhando na área do direito da família, há 10 anos, Silvia atua como presidente de um abrigo de vítimas de violência doméstica. “Quando a mulher sofre a violência e vai na delegacia, é encaminhada para o abrigo, onde vimos a violência de perto.” Conforme a presidente, sempre se interessou pela área e por isso buscou a Casa de Passagem. “Por ser uma área triste, me estimulou ainda mais a combater e prevenir a violência contra a mulher.”

A inspetora Lisania conta que na DEAM são atendidos casos de violência doméstica e abuso sexual, números que crescem diariamente. Até agosto desse ano foram 204 casos de ameaças, 87 casos de lesões, 10 de injúria, 45 de vias de fato (agressão sem exame de lesão para comprovar) e 54 entre outros casos. “O número de denúncias tem aumentado, mas acredita-se que agora elas estejam reagindo para sair do âmbito de violência.”

O Projeto

O PesquisAção busca aprimorar o espírito da investigação, explorar a leitura, a elaboração de textos e o desenvolvimento da pesquisa, a transformando em uma ação concreta e finalizando com a elaboração de uma revista.
 
 

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Leajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário