terça-feira, 14 de outubro de 2014

Escola Pio XII de Portas Abertas

Multiplicando ideias, desejos e principalmente respeito pelos 60 anos de nossa Escola, dedicados à formação da pessoa humana, a 13ª edição da Mostra Cultural Pio XII de Portas Abertas reafirmou a opção por um modelo de Educação que se expressa pela Pedagogia Libertadora, trazendo um pouco de nossa história que se entrelaça com a vida de toda a Comunidade Escolar.

O nosso compromisso, com essa Mostra, ao longo desses 13 anos, continua sendo o de estimular experiências de aprendizagem e garantir sentido e significado aos saberes produzidos.     Por isso, cada vez mais, nos orgulhamos com a capacidade de envolvimento, elaboração e criatividade de nossos Educandos, Educadores e Funcionários que, ao realizarem suas pesquisas, projetos e trabalhos, colocaram, em prática, toda a beleza do fazer coletivo, proporcionando-nos uma verdadeira viagem ao mundo do conhecimento.

A história da ESCOLA PIO XII relacionada às suas respectivas Irmãs, que nas funções de Mantenedoras, Coordenadoras e Educadoras, foi recontada, através de entrevistas, fotos, objetos, trabalhos, pesquisas e relatos que emocionaram a todos. Muitas recordações de momentos vividos em nossos espaços, que mudaram e cresceram com o tempo, mas não perderam a alegria, o afeto, e o aconchego, que nos remetem às boas lembranças.  

Os diversos espaços da Escola foram tomados por diferentes exposições que  inter-relacionavam  arte e história,  e, com enorme beleza,  nossos alunos fizeram uma releitura  das obras de  pintores que marcaram décadas. 

Em contraponto com a beleza destas obras, esta Mostra, também, provocou reflexões sobre um dos maiores desafios da humanidade para o século XXI, que é o Desenvolvimento Sustentável, o consumo e a produção de lixo.  Reflexões que, sem dúvida, promoverão mudanças nas atitudes das famílias do nosso alunado. 

A ESCOLA PIO XII, mais uma vez, “abriu as portas” para a criatividade, convivência, partilha e solidariedade daqueles que acreditam no nosso fazer, e , conosco, contam esta história,  há 60 anos. 

E nesse espírito, nos unimos ao pensamento de nossa querida Cora Coralina: “... sei que nada tem sentido se não tocamos o coração das pessoas...”



 
 
 
 

Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário