quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Província de Santa Maria realiza assembleia de encerramento

No intuito de revitalizar a missão, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria realiza concretiza  a Reconfiguração Congregacional. Neste sentido, a decisão é a suprimir as cinco Províncias atuais e criar duas novas. Após longo processo de reflexão, decidimos fundar a Província Maria, Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul – RS, e a Província Nossa Senhora de Guadalupe, com sede na cidade de São Paulo – SP.

“Acima de tudo, desejamos reconfigurar o discipulado a Jesus Cristo, a vida em comunidades solidárias e a missão que o Senhor nos confia.” , disse a Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges.

Esse processo foi iniciado pela Província de Santa Maria. No último dia 13  de outubro, foi realizada a Assembleia de Encerramento da Província. Foram mais de 60 anos dinamizando a presença evangelizadora das Irmãs no Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela e Haiti.

Irmã Rita Loici nos conta como foi a Assembleia de Encerramento. Confira:


De 13 a 15 de outubro aconteceu a Assembleia de Apresentação dos Relatórios e Encerramento da Província de Santa Maria, sob a proteção do Divino Espírito Santo. O encontro foi um marco no processo de supressão da Província que se dará, oficialmente, no dia 25 de novembro de 2014, com a abertura do I Capítulo Provincial, de Fundação, da Província Maria Mãe de Deus, com Sede em Caxias do Sul.

Participaram da Assembleia 80 Irmãs, representadas pelas Comunidades e Regionais, na Casa de Retiros da Província, em Vale Vêneto. A Assembleia foi presidida pela Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, e coordenada pela Irmã Maria Helenita Sperotto, Coordenadora Provincial. Estiveram presentes também a Conselheira Geral, Irmã Ignes Dalmolin, do Setor Saúde e Ecônoma do IRBM e todas as Conselheiras Provinciais.

Em sua fala de abertura a Coordenadora Provincial, Irmã Maria Helenita, assim expressou: “esta é uma Assembleia diferente porque é de conclusão, fechamento, confraternização e ação de graças pelos 62 anos de história desta Província que sempre tentou manifestar a missão de Deus. Que a luz e a consolação do Espírito Santo apoiem cada uma de nós nesta travessia para a outra Província, na nova figura congregacional e nos ajude viver na paz e na alegria.”

Apesar do sentimento de perda que nos invadia e da seriedade do momento nos relatos das atividades realizadas no triênio, não faltou a festa e a alegria expressadas numa bela festa recreativa na noite do dia 14, com música, danças, brincadeiras e partilha de pratos saborosos que as Irmãs trouxeram de suas diferentes regiões onde atuam.

Na manhã do dia 15, aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Lino Baggio, sacerdote Palotino, que em sua reflexão homilética destacou quatro recomendações, as quais, com certeza Bárbara Maix, aquela que soube ver e aceitar a vontade de Deus nos acontecimentos nos pediria nestas circunstancias: 1 – Paciência: Deus tem o seu tempo, tudo tem o seu tempo. 2 – Confiança: Deus está conosco nesta travessia que estamos fazendo. 3 – Humildade: reconhecer nossas limitações, pessoais e comunitárias. 4 – Espírito de Oração: E Bárbara nos deu o exemplo em todas estas recomendações. 

No final da Celebração Eucarística Irmã Marlise assim falou: “este é um momento de Ação de Graças a Deus pelas maravilhas que Ele realizou em cada Irmã e em cada Comunidade ao longo dos 62 anos de existência desta querida Província, sob a proteção do Divino Espírito Santo. Gratidão a todas as Irmãs que por esta Província passaram, desde a sua fundação. Com o encerramento da Província, mais do que perdas, teremos muitos ganhos. Que, ao integrar a nova Província Maria Mãe de Deus, cada Irmã possa levar a rica experiência de fraternidade, de missão, de mística, que vivenciou nesta Província. O encerramento da Província não será uma experiência sofrida se assumirmos com o espírito de reforçar nossa identidade como Irmã do Imaculado Coração de Maria, abrindo-nos para a Família Congregacional, numa Província maior. Deus abençoe a todas e a cada uma, por intercessão do Imaculado Coração de Maria e da Bem-Aventurada Bárbara Maix.”


Depois da Celebração Eucarística e da assinatura da Ata de Supressão da Província, todas as Irmãs confraternizaram mais um a vez, na área de estacionamento da Casa de Retiros, com um suculento churrasco, gostoso bolo e quitutes preparados carinhosamente pelas Irmãs e funcionários da Casa de Retiros de Vale Vêneto.

“Por tudo daí Graças!”
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário