segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Irmã Helena Lottermann comemora 50 anos de Vida Religiosa Consagrada

Lajeado – Na manhã desse domingo (4) a Missa de Ação de Graças da Igreja Santos Martires das Missões, do Bairro São Bento foi alusiva à Irmã Helena Lottermann (73) que comemora na próxima terça-feira, dia 6, os 50 anos de consagração na vida religiosa, junto à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM). A celebração contou com a presença de familiares e amigos, além das Irmãs, equipe diretiva, professores, funcionários e ex-alunos do Colégio Madre Bárbara. A missa foi celebrada pelos Padres Benjamin Borsatto e Padre Fabrício Niederle.
A Irmã Helena trabalhou por 49 anos na educação, inspirada pelo pai que era professor. Desde cedo preparou sua formação para trabalhar com a educação e ser religiosa. Aos 23 anos ingressou na Congregação atuando na direção de escolas por 40 anos. Na direção do Colégio Madre Bárbara esteve por 28 anos, divididos em dois momentos: de 1979 a 1985 e de 1988 a 2009. A religiosa já exerceu sua missão em Arroio dos Ratos, São Pedro da Serra, Butiá, Lajeado, Rio de Janeiro, Rio Pardo e Caxias do Sul. Atualmente atua em Porto Alegre, onde está a urna com os restos mortais da Bem-Aventurada Bárbara Maix. 
 


Um sonho de infância

Desde menina, Helena dizia que seria religiosa, não de hospitais e sim de escolas, como eram suas primas. Cresceu no Bairro São Bento aprendendo valores cristãos através dos exemplos de seus pais Ottilia e Reinhold e dos quatro irmãos Cecília, Maria, Verônica e  Lourenço(in memorian). A oração em família era uma prática constante, sendo as refeições precedidas pelo Pai-Nosso em alemão, além das Missas na Igreja Santo Inácio de Loyola todos os domingos. Com oito anos viu seu pai ajudar a construir a igreja Santos Mártires, espaço que valoriza e faz parte de sua história religiosa.  
 
Texto e fotos: Renata Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário