quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Papa celebra Missa no Sri Lanka e canoniza beato José Vaz

O Papa Francisco canonizou, nesta quarta-feira, 14, o primeiro santo do Sri Lanka: José Vaz. Em sua viagem ao país, o Pontífice presidiu a Santa Missa, que reuniu 500 mil pessoas. Na homilia, Francisco destacou a figura de São José Vaz como grande missionário do Evangelho.

O Pontífice enfatizou três razões pelas quais São José Vaz continua a ser um exemplo para os fiéis. A primeira delas foi o seu sacerdócio exemplar, ensinando a sair rumo às periferias e tornar Jesus conhecido e amado em todo lugar.
O novo santo também mostrou a importância de transcender as divisões religiosas no serviço da paz. O Santo Padre lembrou que São José Vaz gastou seu ministério em favor dos necessitados e assim é um exemplo para a Igreja no Sri Lanka, que serve todos sem distinção de raça, credo, tribo, condição social ou religião.

“A liberdade religiosa é um direito humano fundamental. (…) Como nos ensina a vida de José Vaz, a autêntica adoração de Deus leva não à discriminação, ao ódio e à violência, mas ao respeito pela sacralidade da vida, ao respeito pela dignidade e a liberdade dos outros e a um solícito compromisso em prol do bem-estar de todos”.
O último aspecto citado pelo Papa foi o exemplo de zelo missionário dado por São José Vaz, que deixou para trás sua casa e família para responder ao chamado a ir mais longe e falar de Cristo.

“São José sabia como oferecer a verdade e a beleza do Evangelho num contexto plurirreligioso, com respeito, dedicação, perseverança e humildade. Este é, também hoje, o caminho para os seguidores de Jesus”.

O Papa concluiu a homilia rezando para que, a exemplo de São José Vaz, os cristãos do Sri Lanka possam ser confirmados na fé e contribuir ainda mais para a paz, justiça e reconciliação na sociedade do país. “Isto é o que Cristo espera de vós. Isto é o que São José vos ensina. Isto é o que a Igreja precisa de vós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário