segunda-feira, 25 de maio de 2015

XVII Feira das Profissões no Colégio Mãe de Deus

“A escolha da profissão, pode ser olhada, como a escolha da ferramenta para intervir na sociedade!”

Na adolescência, os jovens vivem esse momento, considerado dolorido, mas precioso, de explorar o mundo do trabalho, de  fazer considerações sobre as diferentes áreas apresentadas pelo cenário social e de  buscar identificações que lhe possibilitem uma tomada de decisão.


O porvir da ruptura com o mundo da escola, em muitos jovens, apresenta comportamento paradoxal. A expectativa de vivenciar novas experiências, novos ambientes, novas relações e, sobretudo a expectativa de fazer escolhas que deem certo. Entretanto, isso poderá impulsioná-los a ir a frente, com toda energia, ou paralisá-los, pelos mais diferentes medos, que lhes são pertinentes, nesse momento do ciclo vital.

Diante desse contexto, o espaço escolar torna-se favorável para contribuir nesse delineamento de projeto de vida, pois representa, ainda, o porto seguro de muitos adolescentes no Ensino Médio.

Nesse sentido, realizou-se, na Semana da Escola, dos dias 04 a 08 de maio, a XVII Feira das Profissões do Colégio Mãe de Deus. Há dezessete anos, o colégio vem oportunizando esse espaço de formação no processo de tomada de decisão profissional dos alunos. Formar a ação, para a tomada de decisão profissional!

Para a realização da Feira das Profissões, contou-se com a participação das instituições de Ensino Superior, que marcaram presença no evento, através dos professores, dos coordenadores e dos alunos acadêmicos, dos diversos cursos oferecidos à comunidade.

A programação da feira pautou-se em atividades diferenciadas, visando atender a demanda do público destinado. Palestras, oficinas, banca de informação profissional, workshop sobre empreendedorismo, teste vocacional e visita monitorada.

Nas palestras realizadas abordaram-se temáticas como: 

• Atitude de Vencedor: como chegar onde você sempre sonhou?
Profª Simone Simon – Decision FGV

• O despertar de habilidades e competências.
Profª Paula Cassel – UNIRITTER

•O tripé do sucesso: cérebro, comportamento e emoção.
Equipe da Organiza – Empresa Junior – UFRGS - (Presença da ex-aluna Natália Fagundes, do Colégio Mãe de Deus)

As palestras referenciaram-se a momentos de reflexão sobre diversos aspectos: o autoconhecimento; a motivação para novas atitudes;  a necessidade de delinear caminhos para atingir metas desejadas e a relação estabelecida entre  pensamentos, comportamentos, emoções e projeções que realizamos; e o perfil do profissional que hoje o mercado de trabalho espera e necessita receber.

Nas oficinas, oportunizou-se a vivência de desafios diferenciados por séries do Ensino Médio, através de técnicas e de dinâmicas de grupo. Essa atividade refere-se ao projeto oferecido pela Uniritter, dinamizado pela Profª Carmen Dorneles, do curso de Psicologia.

No Workshop sobre Empreendedorismo, o Prof. Fernando Trein, da ESPM, desafiou os alunos da 3ª série do EM a criarem uma empresa utilizando-se como ferramenta o método CANVAS. A proposta mobilizou os alunos, de tal forma, que ao concluírem a atividade, seguiram criando possibilidades para a concretização dos projetos criados.

Nas Oficinas Profissionais, encontro com profissionais de áreas específicas da Uniritter, os alunos mantiveram contato com os profissionais das áreas do seu interesse, a partir de um levantamento prévio realizado pela escola. Neste ano, realizaram-se as oficinas com as seguintes áreas: Arquitetura, Design, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Direito, Engenharias e Psicologia. Em pequenos grupos, os profissionais conversaram com os alunos, apresentaram-lhes o programa do curso, as áreas de atuação e o cotidiano da profissão. 

Também, oportunizou-se aos alunos da 3ª série do Ensino Médio a realização do Teste Vocacional, com a psicóloga Rebeca Parodi, que aplicou o A.I.P. – Avaliação de Interesses Profissionais. A devolução do teste dar-se-á para os alunos, de modo coletivo e individual, conforme a demanda de cada um.

Dando continuidade, realizou-se a visitação aos laboratórios e aos espaços dos diferentes cursos do Campus Uniritter da zona sul. Os alunos tiveram a oportunidade de visualizarem os laboratórios das áreas da Arquitetura e das  Engenharias, da Comunicação Social, do Design, do  Direito, da Saúde, e também de outros. 

Na Banca de Informação Profissional, o Ginásio de Esportes serviu de cenário para acolher as instituições que se disponibilizaram a trazer seus profissionais para um bate papo com os alunos e para auxiliá-los na reflexão sobre a atuação profissional. Os temas abordados nessa atividade nortearam-se sobre as características do perfil profissional, sobre os campos de atuação, sobre o mercado de trabalho, sobre o perfil das instituições formadoras e o que cada uma oferece, como também possibilidades de estágios e de  intercâmbios.  Nesta edição da Feira, contou-se com a participação das seguintes instituições: CIEE, Decision – FGV, ESPM, FEEVALE, FMP, IPA Metodista, PUCRS, SENAC, STB, Unilasalle, Uniritter e Unisinos. 

A cada ano que passa a Feira das Profissões do Colégio Mãe de Deus busca manter-se em sintonia com as mudanças no mercado de trabalho, com as demandas do público alvo e a com a atualização constante das novas áreas de atuação. Nesse sentido, ao concluir mais uma edição desta atividade e ao  receber dos jovens alunos o relato de que a atividade realizada fortaleceu suas escolhas e/ou contribuiu no delineamento do seu projeto de vida, fica a certeza de que o caminho que estamos percorrendo está dando certo.

Agradecemos a todos os profissionais e  a todas as instituições que marcaram presença na XVII Feira das Profissões do Colégio Mãe de Deus a contribuição  no processo de formação dos nossos educandos. Nosso reconhecimento e gratidão! 
 
 
 
 

Maria Ester Homem Machado
Vice-Diretora


Saiba Mais:

Colégio Mãe de Deus
Porto Alegre - RS
Site: www.colegiomaededeus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário