terça-feira, 31 de março de 2015

Mensagem de Páscoa das Comunidades ICM

Clique na imagem para ampliar

 
 

A campanha da Fraternidade no Instituto Imaculado Coração de Maria

Rio de Janeiro/RJ - Aconteceu no dia 06 de março, a abertura da Campanha da Fraternidade com o Tema: “ Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o Lema: “Eu vim para servir.” (Cf Marcos 10,45), no Instituto Imaculado Coração de Maria- Obra Social / Rio de Janeiro.

Os usuários apresentaram através de faixas os diversos serviços da Igreja à sociedade brasileira. Os adolescentes dramatizaram a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,30-37) adaptada aos dias de hoje.

Para encerrar as alunas do ballet fizeram uma linda coreografia do hino da CF.
 
 
 
 
 
 

Irmã Maria Risete Soares Maia                        
Coordenadora da Ofina da Vida            

Nívia de Fátima Alves Coutiunho
Educadora Social

Domingo de Ramos: não existe humildade sem humilhação

Não existe humildade sem humilhação: no dia em que a Igreja celebra o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, o Papa Francisco presidiu à celebração eucarística na Praça S. Pedro, com a participação de milhares de fiéis.
A cerimônia teve início com a bênção dos ramos, seguida da procissão. Os ramos recordam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. E no centro desta celebração tão festiva, disse o Papa em sua homilia, está a palavra contida no hino da Carta aos Filipenses: “Humilhou-Se a Si mesmo”.

O caminho da humildade

Para Francisco, esta palavra desvenda o estilo de Deus e do cristão: a humildade. “Um estilo que nunca deixará de nos surpreender e pôr em crise: jamais nos habituaremos a um Deus humilde! Humilhar-se é, antes de mais nada, o estilo de Deus: Deus humilha-Se para caminhar com o seu povo, para suportar as suas infidelidades.”

Esta Semana que nos leva à Páscoa, acrescentou o Pontífice, só será Santa se caminharmos por esta estrada da humilhação de Jesus. Nestes dias, ouviremos o desprezo dos chefes do seu povo e as suas intrigas para O fazerem cair. Assistiremos à traição de Judas. Veremos o Senhor ser preso, condenado à morte, flagelado e ultrajado. Ouviremos que Pedro, a “rocha” dos discípulos, O negará três vezes. Ouviremos os gritos da multidão, que pedirá a Sua crucificação. E O veremos coroado de espinhos.

“Este é o caminho de Deus, o caminho da humildade. É a estrada de Jesus; não há outra. E não existe humildade sem humilhação”, destacou o Papa, explicando que humildade quer dizer serviço, significa dar espaço a Deus despojando-se de si mesmo, “esvaziando-se”. “Esta é a maior humilhação.”

O caminho do mundanismo

Contudo, frisou Francisco, há outro caminho, contrário ao de Cristo: o mundanismo. “O mundanismo oferece-nos o caminho da vaidade, do orgulho, do sucesso... É o outro caminho. O maligno o propôs também a Jesus, durante os quarenta dias no deserto. Mas Ele rejeitou-o sem hesitação. E, com Cristo, também nós podemos vencer esta tentação, não só nas grandes ocasiões mas também nas circunstâncias ordinárias da vida.”

O Papa deu o exemplo de tantos homens e mulheres que cada dia, no silêncio e escondidos, renunciam a si mesmos para servir os outros: um familiar doente, um idoso sozinho, uma pessoa deficiente, um sem-teto. E citou ainda a humilhação daquelas pessoas que, por sua conduta fiel ao Evangelho, são discriminadas e perseguidas, definindo-as os mártires de hoje, pois suportam com dignidade insultos e ultrajes para não renegar Jesus.

“Durante esta semana, emboquemos também nós decididamente esta estrada, com tanto amor por Ele, o nosso Senhor e Salvador. Será o amor a guiar-nos e a dar-nos força. E, onde Ele estiver, estaremos também nós.”

Vaticano diz que recebeu pedido de beatificação de Dom Hélder

Menos de um ano depois do pedido de abertura do processo de beatificação do ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara, a Cúria Romana enviou carta à arquidiocese afirmando ter recebido a solicitação. Segundo correspondência expedida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato S.D.B., ele aguarda o posicionamento de diferentes dicastérios (departamentos do governo da Igreja Católica que compõem a Cúria Romana) para poder emitir o seu parecer.

Acesse: Íntegra da carta do Cardeal Amato

A carta, datada de 16 de fevereiro deste ano, foi divulgada na última sexta-feira, 27, pela arquidiocese. Caso o Nihil Obstat (Nada Consta) seja emitido pelo Vaticano, a Igreja Particular de Olinda e Recife terá autorização para iniciar o processo na diocese. Com o aval do Vaticano, Dom Helder poderá então ser nomeado Servo de Deus.

A etapa seguinte consiste em reconhecer suas “virtudes heroicas”. Para isso, uma comissão jurídica se reunirá para estudar os textos publicados em vida e analisar os testemunhos de pessoas que conheceram o Dom da Paz.

Perfil

 
Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza (CE) e teve 12 irmãos. Após entrar muito jovem no Seminário da capital do Ceará, se tornou padre aos 22 anos.

No Rio de Janeiro desde 1936, Dom Hélder passou a realizar trabalhos assistencialistas, quando fundou departamentos da Igreja voltados para atender os mais necessitados.


Após longo período atuando na então capital do Brasil, Dom Hélder foi nomeado para o Maranhão. Com a morte do arcebispo de Olinda e Recife, foi mandado para Pernambuco, onde desembarcou em 12 de abril de 1964, poucos dias após o golpe militar.


Dom Hélder comandou a Arquidiocese de Olinda e Recife até o dia 10 de abril de 1985, quando – por atingir a idade limite de 75 anos – foi substituído pelo arcebispo José Cardoso Sobrinho. Ele morreu em sua casa, no Recife, em 27 de agosto de 1999, devido a uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral São Salvador do Mundo, em Olinda.


Pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos, Dom Hélder recebeu vários prêmios internacionais, como Martin Luther King, nos Estados Unidos, 1970, e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, 1974. O religioso é autor de 22 livros, a maioria ensaios e reflexões sobre o terceiro mundo e a Igreja.


Canção Nova


sexta-feira, 27 de março de 2015

Colégio Puríssimo realiza “Ato Cultural em Defesa da Água e do Meio Ambiente”

Em clima de protesto e consciência, o Colégio Puríssimo realizou, na manhã do dia 23 de março, o “Ato Cultural em Defesa da Água e do Meio Ambiente”. Os alunos saíram da escola com placas informativas e caminharam pelas ruas centrais da cidade até o Paço Municipal, onde o Ato Cultural foi realizado.
A movimentação chamou a atenção dos munícipes que passavam pelos alunos, já que as frases escritas nas placas eram proclamadas pelos estudantes: “Protejam a floresta Amazônica”; “A fauna precisa de florestas”; “Preserve a natureza”; “Rotação de cultura”; “O futuro se planta no presente”; “Cuidem dos mananciais”; “Somos os herdeiros do futuro”; “A água é vida”; “Mais arborização urbana”; “Terra: Planeta água”; “Ande mais a pé”; “Economize água”.


Já no Paço Municipal ocorreu apresentação do conjunto de flautas e violinos, Corazul e Coral Pastoral, com o intuito de defender as ideias de preservação através da música.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro e contou com a presença do prefeito Du Altimari e da vice-prefeita Olga Salomão, além de diversos servidores públicos municipais.

Vale ressaltar que o Colégio Puríssimo se preocupa em enriquecer o conhecimento de seus alunos e se preocupa em promover atividades que complementem o conteúdo dado em sala de aula, além de articular reflexões de acordo com a realidade de nosso planeta.

 
 





Saiba Mais:

Colégio Puríssimo
Rio Claro - SP

Competição do conhecimento - o mundo feudal

No último dia 20 de março, os alunos do 7º série, na disciplina de Ciências Humanas, juntamente com o professor Rafael Debastiani, participaram de uma atividade pedagógica e recreativa em formato competitivo.

A turma foi dividida em grupos para participar de uma atividade oferecida pelo portal digital da editora FTD sobre o tema "Mundo Feudal".

A atividade teve como objetivo testar o conhecimento dos alunos sobre a sociedade feudal europeia, tendo em vista desde a indumentária de personagens comuns para a sociedade da época até mesmo o lugar ocupado por eles durante todo o período da Idade Média. 
 
 
 
 

 Saiba Mais:

Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul – RS

Louvai a Deus


Alunos conhecem mais sobre a cultura indígena

No Colégio Madre Imilda, os alunos/as, dos 8ºs anos do Ensino Fundamental realizaram a leitura do livro "Virando Gente Grande - Rituais indígenas de passagem " nas aulas de Língua Portuguesa.

A professora Vanessa Rodrigues orientou um trabalho de pesquisa e contato com o rico mundo cultural dos povos indígenas do Brasil.

O envolvimento dos alunos com a atividade virou exposição. Painéis sobre o assunto foram elaborados  e o conhecimento obtido foi partilhado com os colegas.

 
 
 
 

Saiba Mais:

Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul – RS
Site: www.madreimilda.com.br

quarta-feira, 25 de março de 2015

Colégio Puríssimo: a partilha do saber através de aulas de reforço para crianças carentes

A partilha do saber como prática de solidariedade –  Em Rio Claro, São Paulo, os alunos/as do Colégio Puríssimo ajudarão a outras crianças no aprendizado escolar. Parceria entre o colégio e a “Casa da Criança” permitirá às crianças atendidas pela instituição a realização de aulas de reforço e iniciação em inglês.

O reforço estará a cargo dos alunos do Ensino Médio. Eles visitaram o local que cuida de cerca de 150 crianças, de 7 a 12 anos, em horários alternados aos da Escola. A instituição oferece reforço escolar, cursos, atividades recreativas e refeição para as crianças atendidas.

É neste espaço que nossos alunos desenvolverão a partilha do saber durante o ano: a atividade social, construindo e colaborando com a instituição no reforço escolar de português e matemática, bem como introdução ao inglês.

A Casa das Crianças abre suas portas para acolher nossos alunos e, ao mesmo tempo, colocaremos também em prática o slogan do Colégio, que é educar para a vida. Demais alunos da escola são motivados a somar com este projeto “venha ser solidário e construtor de uma cultura de paz.”

Saiba Mais:

COLÉGIO PURÍSSIMO
Rio Claro – SP
Site: www.purissimo.com.br

Irmã Cleri Girardi: Alegria de recomeçar a missão em terras piauienses

“Floresça lá onde Deus te colocou.” (B.M)

Inspirada nesse canto é que iniciei minha missão em Picos, no Piauí. Após uma acolhida calorosa das co-irmãs, logo iniciamos com reuniões e planejamentos do ano.

Temos diante de nós uma agenda diversificada de ações, entre elas logo mais vamos iniciar o Novenário pelo nosso padroeiro São José Operário, sendo assim, este ano celebraremos os 30 anos de existência de nossa Paróquia. Além disso, destaco a vasta programação em preparação ao Jubileu (40 anos) da nossa Diocese de Picos. “Por tudo dai graças a Deus”.

Nesses poucos dias já tive a graça de participar da visita Pastoral Missionária na cidade de Jacobina do Piauí, Paróquia de Patos. Foi uma experiência riquíssima. Encontramos um povo acolhedor e ao mesmo tempo muito sedento.

Na Sede onde fiquei, ressalto a participação de um significativo número de jovens, os quais na sua maioria acompanharam os missionários na visitação nas famílias. Rendo graças a Deus que as sementes lançadas possam florir e produzir seus devidos frutos.

cleri girardi Picos piaui 2

Estou em contagem regressiva para um mês na nova missão (21/03). Pouco tenho a dizer, apenas a louvar e a agradecer a Deus pela oportunidade de ser e fazer missão junto este povo.  Agradeço de modo especial a todos/as que estiveram e estão ao meu lado nessa travessia. Permaneçamos unidos em sintonia e preces uns pelos outros.


Um grande abraço mais picoense. Carinhosamente, Ir. Clerí Girardi

No Paraguai, a missão da Irmã Anisia Thiele através das ondas do rádio

Ser missionária é assumir os espaços  disponíveis para evangelizar. Inserida na missão ICM no Paraguai, Irmã Anisia Thiele partilha conosco uma de suas ações que realiza –  a evangelização através do Rádio. Na semana, durante as manhãs, os assuntos ligados à causa do Reino de Deus são abordados na rádio local. O programa ‘bombou’! Oração e formação  constam no programa bilíngue: realizado em português e em espanhol.

Sem dúvidas, o estúdio se alarga para a casa, espaço de trabalho e comunidades onde estão os muitos ouvintes.


Confira o relato:
A experiência de trabalhar em rádio é interessante e gratificante. É um desafio expor-se ao publico e a grande responsabilidade, porque não pode falar bobagem, muito menos expor-se a  assuntos que comprometam ou colocam em enroscadas.

Saber que a longas distâncias pessoas de qualquer gênero raça, cor ou crença nos acompanham, ‘e assunto muito serio.

Trabalhar na Rádio com um Programa diariamente é um extraordinário meio de Evangelização, um compromisso muito serio.

É gratificante ouvir os depoimentos de pessoas quando, por acaso, a gente se encontra, assim se expressam: “De manhã cedo quando vou tirar o leite das vacas, ligo o rádio e não perco a sua fala”; Outra: “Em casa, não se pega bem o rádio, mas quando vamos de trator para a lavoura, sempre ligamos o rádio e acompanhamos o seu Programa”. Outra: “Que alegria poder abraçar a Irmã que todos os dias nos fala tão bonito no rádio”; “Até que enfim posso abraçar a Irmã que diz tanta coisa bonita”.

E outras se tornam Evangelizadoras comigo. Uma senhora, analfabeta, que acompanha nosso programa na radio, diz: “Eu entendo o português da Irmã, eu traduzo e explico para quem não entende”.

Nossa região, 80% da população são brasileiros ou paraguaios, filhos de brasileiros. Queremos atender a todos, por isso, nosso Programa em parte é feito em Espanhol e outra em Português, isso traduz uma atenção principalmente as pessoas de mais idade que tem dificuldade com o Espanhol como também eu que ainda não o domino. Há uma tentativa de inculturar-me sempre mais, aprender melhor o espanhol e também o desafio em aprender o Guarany que e língua mãe do Paraguai.

Irmã Anisia Thiele

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vaticano: Papa convoca Jubileu dedicado à Misericórdia

Agencia Ecclesia – O Papa Francisco anunciou que decidiu proclamar um “jubileu extraordinário”, com início a 8 de dezembro deste ano, centrado na “misericórdia de Deus”.
“Será um Ano Santo da Misericórdia. Queremos vivê-lo à luz da palavra do Senhor: ‘Sede misericordiosos como o Pai’ e isto especialmente para os confessores”, disse, na homilia da celebração penitencial a que presidiu na Basílica de São Pedro.

Francisco explicou que a iniciativa nasceu da sua intenção de tornar “mais evidente” a missão da Igreja de ser “testemunha da misericórdia”. O Papa defendeu que “ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus” e que a Igreja “é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém”.

“As suas portas estão escancaradas para que todos os que são tocados pela graça possam encontrar a certeza do perdão. Quanto maior é o pecado, maior deve ser o amor que a Igreja manifesta aos que se convertem”, realçou.

À imagem do que fez em 2014, durante o ‘rito pela reconciliação dos mais penitentes’, com absolvição individual, o Papa começou por se confessar, antes de dirigir-se a outro confessionário para ouvir algumas pessoas.
O 29.º jubileu na história da Igreja Católica, um Ano Santo extraordinário, vai começar na solenidade da Imaculada Conceição e terminar a 20 de novembro de 2016, domingo de Jesus Cristo Rei do Universo, “rosto vivo da misericórdia do Pai”, explicou o Papa.

“É um caminho que começa com uma conversão espiritual e temos de seguir por este caminho”, prosseguiu.

Este é o primeiro jubileu desde o que foi convocado pelo João Paulo II no ano 2000, para assinalar o início do terceiro milênio.

Francisco destacou na sua homilia a importância de viver a misericórdia de Deus, através do sacramento da Reconciliação, como “sinal da bondade do Senhor” e do “abraço” de Jesus.

“Ser tocados com ternura pela sua mão e plasmados pela sua graça permite que nos aproximemos do sacerdote sem medo por causa das nossas culpas, mas com a certeza de ser acolhidos por ele em nome de Deus”, assinalou.

O Papa sublinhou que o julgamento de Deus é o da “misericórdia”, numa atitude de amor que “vai para lá da justiça”, e desafiou os fiéis a não ficar pela “superfície das coisas”, sobretudo quando está em causa uma pessoa.

“Somos chamados a ver mais além, a concentrar-se no coração para ver de quanta generosidade é capaz cada um”, disse.

No dia em que decorre o 2.º aniversário da sua eleição pontifícia, Francisco deixou votos de que o próximo jubileu ajude a Igreja a “redescobrir e tornar fecunda a misericórdia de Deus” junto dos homens e mulheres dos dias de hoje.

CNBB divulga nota sobre a realidade atual do Brasil


“Pratica a justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da iniquidade” (Tb 4, 5)



O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, nos dias 10 a 12 de março de 2015, manifesta sua preocupação diante do delicado momento pelo qual passa o País. O escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, o aumento da inflação, a crise na relação entre os três Poderes da República e diversas manifestações de insatisfação da população são alguns sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com  muita luta e sofrimento.

Esta situação clama por medidas urgentes. Qualquer resposta, no entanto, que atenda ao mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e desvia-se do caminho da justiça. Cobrar essa resposta é direito da população, desde que se preserve a ordem democrática e se respeitem as Instituições da comunidade política.

As denúncias de corrupção na gestão do patrimônio público exigem rigorosa apuração dos fatos e responsabilização, perante a lei, de corruptos e corruptores. Enquanto a moralidade pública for olhada com desprezo ou considerada empecilho à busca do poder e do dinheiro, estaremos longe de uma solução para a crise vivida no Brasil. A solução passa também pelo fim do fisiologismo político que alimenta a cobiça insaciável de agentes públicos, comprometidos sobretudo com interesses privados. Urge, ainda, uma reforma política que renove em suas entranhas o sistema em vigor e reoriente a política para sua missão originária de serviço ao bem comum.

Comuns em épocas de crise, as manifestações populares são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. O que se espera é que sejam pacíficas. “Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e Instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva, que leva ao seu descrédito” (Nota da CNBB 2013).

Nesta hora delicada e exigente, a CNBB conclama as Instituições e a sociedade brasileira ao diálogo que supera os radicalismos e impede o ódio e a divisão. Na livre manifestação do pensamento, no respeito ao pluralismo e às legítimas diferenças, orientado pela verdade e a justiça, este momento poderá contribuir para a paz social e o fortalecimento das Instituições Democráticas.

Deus, que acompanha seu povo e o assiste em suas necessidades, abençoe o Brasil e dê a todos força e sabedoria para contribuir para a justiça e a paz. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda pelo povo brasileiro.

Brasília, 12 de março de 2015.


Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB

 
Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luis do Maranhão – MA
Vice Presidente da CNBB

 
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB